Comics
cosplay
Passo a passo para o Cosplay infantil

Pensando em levar sua criança a um grande evento geek? Então fique de olho nessas dicas!

mario-kids-cosplay

Nossa infância x infância deles

Se tem uma coisa que nós, os geeks, gostamos, é de um bom evento voltado a esse mundo. Ícones da nossa infância se encontram com as facetas do mundo moderno, criando um momento especial de diversão e entretenimento, que a gente gostaria de compartilhar, principalmente com as nossas crianças.

Porém, quando paramos para analisar a grandiosidade (falando de números) desses eventos, percebemos que nem tudo é tão simples quando se é criança.

Pensando nisso, eu convidei duas pessoas que viveram a experiência na pele para nos dar as maiores dicas na hora de levar uma criança para grandes eventos (como a BGS ou a CCXP).

Mães de pequenos geeks e cosplayes

A primeira pessoa com a palavra é a Ticinha Oliver, mãe da Sophia Helena de 6 anos, que é cosplayer desde os 3 aninhos.

“Com 3 anos ela fez cosplay de Boo (Monstros S/A) no Anime Friends e de Bela na CCXP 2017.” – conta Ticinha.

Ticinha é experiente no assunto, foi em todas as edições da CCXP além de diversos eventos voltados aos animes, como o Anime Friends.

Falando sobre a CCXP:

“O evento é ótimo, bem organizado. Achei incrível o tratamento que ela (Sophia) teve, pois muitos falaram “que cosplay linda”, “a melhor cosplay de Bella”. A trataram mesmo como cosplay, não como uma criança fantasiada. Amamos isso.

Aos pais que tem algum receio, podem levar tranquilamente, é um evento bem família.”

Ela ainda dá dicas para outros pais de crianças que pretendem fazer cosplay:

“Se a criança estiver de cosplay, levem roupa confortável e respeitem o tempo delas, pois uma hora cansa.”

Perguntando sobre a opinião da pequena Sophia, Ticinha revela:

“Ela amou, não conseguia andar de tantas fotos que tirou! Já está pensando no cosplay do ano que vem. Provavelmente será da Mulher Maravilha criança.”

Para conferir mais fotos da Sophia, o Instagram dela é @sophiahelena_oliver

Outra pessoa que topou contribuir com o nosso post foi a Bárbara Barreto, mãe do Tomás Barreto de 10 anos, que foi pela terceira vez na CCXP em São Paulo. Eles também já foram na CCXP Tour Nordeste em Recife e em São Luís participaram do Matsuri e da comemoração do Dia do Orgulho Nerd!

Experiente em fazer cosplay:

“Ele sempre faz cosplay na CCXP. Em 2015 ele foi de Coringa e em 2016 ele foi do personagem Dustin da série Stranger Things da Netflix. Na CCXP Tour e na CCXP 2017 ele foi de Dustin versão caça fantasmas.” – Conta Bárbara.

As dicas da mãe do Tomás são:

“Como é um grande evento com cerca de 50.000 pessoas por dia, é sempre bom orientar os pequenos pra não sair de perto da gente. Em caso  de se perder procurar sempre por alguém da organização e ter um ponto de encontro pré definido. Outra coisa importante é levar uma mochila com lanche e água, pois as filas são grandes para comprar comida.”

Ela também comenta:

“Na verdade (Tomás) passa o ano todo esperando a CCXP, pra não gerar mais ansiedade só contamos que ele vai quinze dias antes do evento. Esse ano como tive gêmeos em outubro ele achava que não ia, só contamos uma semana antes.”

Uma realização para os pequenos (e também para os grandes) geeks:

“Como ele gosta muito de super heróis e de séries e filmes ligado ao mundo geek foi uma realização pra ele (…)

Ele curte muito a parte chamada Artist Alley, apesar da idade, ele conhece muitos quadrinistas, desenhistas e coloristas que trabalham em grandes e pequenas editoras e lá ele corre de um lado para o outro pra conseguir as fotos e autógrafos com os seus favoritos.”

Além das atrações

Bárbara ainda conta que Tomás, por sempre fazer cosplay, acaba tirando muitas fotos e até fazendo amizade com algumas pessoas de São Paulo, que por sua vez, acabaram virando amigos da família, como a cosplayer Giovana Antonello.

O Instagram do Tomás é o @tomas.barretosilva e lá você vai encontrar muitas fotos dos eventos em que ele participou.

Cosplay Infantil Capa

Tomás (10 anos) / Sophia Helena (6 anos)

Mais algumas dicas importantes

Agora falando sobre a minha experiência na BGS, na qual eu não levei as minhas crianças, mas estava atenta na movimentação dos pequenos por lá, posso dizer que:

*Antes de tudo, você deve pensar no bem estar da criança e se fazer essas três perguntas: Essa criança aguenta horas em pé/andando? Essa criança tem paciência de esperar na fila? Essa criança fica a vontade em meio a multidões? Se a resposta para todas as perguntas for sim, pode comprar o ingresso!

*Outra dica que eu considero importante, principalmente se você tiver um orçamento apertado, é conversar sobre gastos no evento com a criança. Defina um valor limite e a faça pensar duas vezes antes de gastar, pois existem lojinhas e quiosques para todo lado e até os adultos sentem vontade de comprar tudo!

*O espaço é imenso e cheio de gente, então, vale reforçar as precauções para que a criança não se perca. Criar uma carteirinha ou pulseirinha de identificação para a criança, contendo os dados e um número para contato, pode ser uma boa, mas nada melhor do que prepará-la antes: estabelecer um ponto de encontro e orientar a criança a procurar algum profissional do evento, como já mencionado no post, são cuidados essenciais.

*Fazer uma espécie de roteiro (ou lista) com as suas prioridades, com o que você e a crianças querem ver ou fazer. Acredite, ajuda muito, pois a quantidade de informações nesses eventos é capaz de confundir qualquer um!

*A dica da roupa (e principalmente calçado) confortável mencionada anteriormente é fundamental!

*Faça pausas. Claro que eventualmente vocês irão parar para comer ou ir ao banheiro, então aproveite esses momentos para sentarem um pouco ou darem aquela alongada. ;)

*E por fim: não esqueça de tirar aquela foto linda ao lado da sua criança para eternizar aquele momento único!